Mulheres de Alagoas criam uma associação de reciclagem artesanal
Foi exibido no programa “Como Será” da Rede Globo, no dia 24/10/2015, uma matéria sobre um dos grupos de artesanato que é apoiado pelo Idese, a OPA (Oficina de Papel Artesanal de Alagoas), segue abaixo o teor da matéria apresentado:
No município de Feliz Deserto, litoral Sul de Alagoas, um grupo de mulheres resolveu se unir em prol de uma boa ideia. Elas lançaram a Oficina de Papel Artesanal (OPA), uma associação formada por catorze mulheres que produzem bolsas, caixas e enfeites a partir de matérias-primas recicláveis. Além de complementar a renda dentro de casa, essas mulheres ainda estão fazendo muito bem ao meio ambiente.
A matéria-prima é coletada nas indústrias locais: o papel dos sacos de cimento e o bagaço da cana descartado nas usinas de açúcar. Todo o lucro das vendas é rateado entre as mulheres da associação.
Muitas mulheres daqui viviam de roça, enquanto seus maridos dependiam da pesca. Depois que arrumei um emprego na associação foi ótimo, pois passei a ajudar na renda de casa. Agora, consigo comprar minhas coisas, roupas, móveis e eletrodoméstico. Tudo isso graças ao que ganho aqui — se orgulha a presidente da OPA, Daniela Bispo
Os produtos são disponibilizados e vendidos por encomenda no site do Instituto para o Desenvolvimento Social e Ecológico (https://www.idese.com.br/). Atualmente, grande parte dos pedidos vem das indústrias locais, mas através do site também é possível comprar os produtos em outros municípios e estados do Brasil.
Isso é gratificante, pois nós apoiamos um trabalho feito por elas. Isso está rendendo frutos e ajudando muito a comunidade local — defende Allan Pedrosa, coordenador do Sistema de Gestão Integrada de uma indústria local.
Deixe um comentário